2011/12/03

Will you yield, in time?

«A agência de inteligência britânica Government Communications Headquarters (GCHQ) está a realizar um curioso teste para recrutar futuros decifradores de códigos. Na página «Can You Crack it?»(‘consegue decifrar?’), os internautas são convidados a descodificar um quebra-cabeças. Quem conseguir fazê-lo será redireccionado para uma página de recrutamento.

O desafio, que termina no próximo dia 10, pode ser interessante para qualquer pessoa que goste de decifrar códigos e tenha algum conhecimento na área. No entanto, apenas os cidadãos britânicos que nunca tenham actuado como piratas informáticos pode concorrer ao posto de «Especialista em Segurança Cibernética».
A GCHQ explica que o alvo da campanha são as pessoas que não se sentem atraídas pelos métodos tradicionais de recrutamento ou que não estavam a par da procura de ‘especialistas’ por parte da agência.

Os responsáveis pelo concurso explicam ainda que não estão preocupados com o facto da resposta ao enigma estar a ser espalhada pela Internet, pois a ideia principal é tornar o concurso conhecido.
É primeira vez que a GCHQ utiliza este método como recrutamento. A par do MI5 e do MI6, este serviço de inteligência é um dos mais antigos do Reino Unido, encarregado de segurança, espionagem e contra-espionagem. O nome Government Communications Headquarters foi adoptado em 1946, após a II Guerra Mundial.
A agência operava já desde o fim da I Grande Guerra (1919) e teve um papel fundamental na descodificação de mensagens em código nazis.»
[cienciahoje.pt]

Sem comentários: