2010/08/20

Sergey Mikhailovich Prokudin-Gorskii: império russo








Seriam fotos relativamente banais, se não tivessem sido feitas entre 1909 e 1912, muito antes do advento da fotografia a cores.

Com efeito, o russo Sergey Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944), que foi discipulo de Dmitri Mendeleev (criador da tabela periódica dos elementos) desenvolveu uma técnica fototográfica que consistia em efectuar 3 exposições sucessivas de cada tema, usando 3 filtros de cor: vermelha, verde e azul. A misturas das três imagens obtidas desta forma, que Prokudin-Gorskii fixava em negativos de finas lâminas de vidro, permite obter uma ampla gama de cores. Este é, de resto, o sistema de cores usado nos ecrans actuais, hoje designado RGB (reg, green, blue). Com o patrocínio do czar Nicolau II, Prokudin-Gorskii empreendeu entre 1909 e 1915, uma viagem documental pela Rússia imperial, tendo registado milhares de negativos. Em 1948, parte destes foram vendidos à Library of Congress (LCO), a qual desenvolveu, já em 2001, um método que permite obter imagens brilhantes dos scans efectuados aos negativos originais, que se encontram degradados pelo tempo.




Em contraponto às imagens dos incêndios florestais que assolaram a Rússia nas últimas semanas, o diário americano The Boston Globe publica hoje uma série de 35 imagens, disponibilizadas pela LCO, que permitem de forma  vívida viajar até um espaço e tempo  que ainda não podia imaginar as mudanças, não só nas cores, que o século XX lhe iria trazer.

Sem comentários: